Após acordo entre empregadores e trabalhadores, governo recebe proposta de reajuste de 7,2%. Confira como fica a tramitação e o valor do reajuste para domésticos.

Após acordo entre empregadores e trabalhadores, governo recebe proposta de reajuste de 7,2%. Confira como fica a tramitação e o valor do reajuste para domésticos.

A proposta de reajuste para 2025 foi recebida pelo governo de SC no último dia 17 e será enviada para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em formato de projeto de lei para aprovação.

Salário de empregada doméstica 2025 em Santa Catarina (SC)

Pela proposta, o reajuste acordado entre empregadores e trabalhadores ficou em 7,2% e atingem 4 faixas salariais. Os empregados domésticos estão na primeira faixa.

Com esse percentual, ao entrar em vigor, o salário mínimo para doméstica em Santa Catarina passa dos atuais R$ 1.612,26 para R$ 1.730,00.

Piso regional em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina adotou o piso regional em 2010 após aprovação da Lei n.º 459/2009. Desde que entrou em vigor, o reajuste é fruto do acordo entre as entidades que representam os empregadores e as que representam os empregados.

Além de Santa Catarina (SC), outros 4 estados do Brasil adotam o piso regional, também chamado de salário mínimo estadual. São eles: Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Os demais estados seguem o salário mínimo nacional para empregados domésticos.

→ Você pode conferir os valores vigentes aqui

Quando o reajuste 2025 entra em vigor em SC?

O novo valor do salário mínimo para domésticas em Santa Catarina só entra em vigor quando for sancionado pelo governador, após votação e aprovação na Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

Analisando o histórico do piso regional catarinense, a previsão é que passe a valer a partir de março, porém, pode ter efeito retroativo à janeiro, o que condiciona o empregador a pagar a diferença salarial referente aos meses de janeiro e fevereiro

Como funciona a tramitação?

Após receber a proposta acordada entre as entidades que representam empregados e trabalhadores, o governo precisa transformar essa proposta em projeto de lei e encaminhar para votação na ALESC.

Uma vez votada e aprovada, o projeto de lei volta para o governador para ser sancionado. Após a sanção do governador e publicação no diário oficial é que o reajuste entra em vigor.

É empregador e precisa de ajuda com o contrato doméstica?

A iDoméstica é especialista na gestão de empregados domésticos. Administramos a folha de pagamento, contrato e o eSocial para que o empregador não corra riscos fiscais e trabalhistas.

Quer saber mais? Agende uma consulta com especialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Iniciar conversa
1
💬 Oi, posso ajudar?
🙋🏻‍♀️ IARA • iDoméstica
Olá! 👋 Aqui é a IARA. Quer conversar sobre sua necessidade? Estou a disposição! 🤗
Ao iniciar, concordo em receber comunicações e estou ciente das diretrizes da política de privacidade.